Sexta-feira, 07/04/2011.

Educação - Podemos fazer a diferença.

20 de dez. de 2009

Ex-aluno do CEPFS participa de pesquisa científica na Unicamp

O ex-aluno do Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha", Geraldo Magela Vasconcelos, que atualmente cursa o Doutorado na área de física na Unicamp, está participando de um grupo de pesquisas que colabora com estudos sobre Raios Cósmicos. Este grupo se tornou notícia na Unicamp. Saiba por que, lendo a reprodução de um trecho da matéria publicada no jornal da Unicamp que postamos abaixo.


"O experimento ALICE, um dos quatro que vêm sendo desenvolvidos no LHC (Large Hadron Collider) – o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na fronteira da Suíça com a França –, teve artigo científico aceito para publicação no European Journal of Physics. Trata-se de um marco histórico, pois é o primeiro artigo produzido a partir de pesquisas realizadas no LHC e que tem os alunos da Unicamp como co-autores. Da Unicamp, integrante oficial do experimento, participaram o professor Jun Takahashi, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), e os alunos Mauro Cosentino (pós-doutoramento), David Dobrigkeit Chinellato (doutorado), Geraldo Magela Vasconcelos (doutorado) e Rafael Derradi de Souza (doutorado). Embora, de acordo com o docente, o resultado apresentado na publicação, que se encontra na faixa de energia de 900 GeV (900 bilhões de elétrons-volt), seja inferior ao que se pretende alcançar, ele é muito importante porque mostra que o LHC está funcionando perfeitamente e que, num curto período de tempo, novos resultados científicos serão produzidos."


Leia o artigo acima na íntegra clicando na imagem abaixo.










Os raios cósmicos.

17 de dez. de 2009

Professoras das séries iniciais recebem certificados

A competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos, no sentido amplo do termo, não se desenvolve unicamente na aprendizagem da Língua Portuguesa, mas em todas as áreas e disciplinas que estruturam as atividades pedagógicas na escola.
Foi pensando assim que o CEPFS ofereceu às professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental o curso Formando Professores para formar Leitores ministrado pela Coordenadora Pedagógica Elisabeth Duarte e pela professora de Língua Portuguesa Edilma Aguiar.


Professora Edilma e a Coordenadora Pedagógica Beth Duarte


O curso foi realizado no período de 05 de março a 26 de novembro de 2009 e abordou assuntos como Leitura: história de um conceito; Textos e leituras: pactos de leitura; Intertextualidade: teoria e prática; Intertexto, hipertexto, intergenericidade e interdisciplinaridade; Gêneros textuais, dentre outros.


Todas reunidas para a entrega dos certificados

O CEPFS investe na capacitação de professores das séries iniciais para que, a partir do aperfeiçoamento de sua competência interpretativa e da abordagem de um conceito mais amplo de leitura, eles sejam capazes de garantir em sua sala de aula uma prática pedagógica que possibilite a formação do aluno-leitor.

Certificados em mãos

A entrega dos certificados aconteceu na tarde do dia 17 de dezembro e contou com a presença da Diretora Maria Helena Cançado Campos e de vários funcionários da escola.


Maria Helena, Edilma e Beth


Confraternização após a entrega dos certificados


Capacitação contínua do corpo docente,
este é mais um diferencial

do Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha".

15 de dez. de 2009

Visita ao Asilo Padre Américo - Pitangui

A Coordenadora Pedagógica Beth Duarte, juntamente com a professora Ruth (Ética), desenvolveraram junto às turmas do 2º ao 7º Ano do Ensino Fundamental o Projeto "GENTILEZA GERA GENTILEZA", que propôs desenvolver o conceito de gentileza e valorizar as boas maneiras e a educação nas relações sociais. O projeto culminou com uma visita ao asilo de Pitangui, onde os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade daquela instituição. Na ocasião, os alunos entregaram doações recolhidas na escola, como forma de praticar a gentileza e a solidariedade com o próximo. A visita foi emocionante.




Todos nós do Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha" ficamos imensamente felizes com a escolha de nossos alunos para ilustrarem o cartão de natal produzido pelo asilo.

14 de dez. de 2009

Produção de texto e Artes Cênicas

Em suas aulas de produção de textos, a professora Elza Melgaço procura demonstrar aos seus alunos a força do texto escrito e do texto falado, através da encenação de peças teatrais ou da reprodução de programas da TV bem conhecidos de todos nós. Nesta perspectiva, a professora Elza, desenvolveu junto com os alunos do 2º ano do ensino médio, a encenação de um dos episódios do seriado de TV "A Grande Família", que recebeu aclamação geral.




Desenvolver inteligências, este é o nosso diferencial.




Mostra Cultural do CEPFS 2009


A Mostra Cultural do CEPFS realizada em outubro de 2009 foi, mais uma vez, um grande sucesso. Vários projetos foram apresentados por nossos alunos com competência e segurança.


No CEPFS seu filho desenvolve as habilidades e competências
necessárias para se enfrentar os desafios da vida.





Entrega de certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Desde 2002, o Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha" participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), promovida pelo departamento de Astrofísica da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).






Professor Licínio entrega certificado de participação(OBA 2009) ao aluno Arthur Lucas,


juntamente com a coordenadora Elizabeth Duarte




Professora Rosiane e o professor Licínio entregam certificado de participação (OBA 2009) à aluna Eduarda Lopes.


A participação de nossos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia se integra ao projeto de iniciação científica voltado aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Entrega de certificados OBA 2008

Alunos do CEPFS representam Pitangui na 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Os alunos Antônio Higino de Campos Cordeiro, Isabela Faria Corgosinho e Ana Karolina Araújo Silva do 2º ano do Ensino Médio representaram Pitangui na fase final da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil. O evento ocorreu no campus da Unicamp, em Campinas - S.P. e foi organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Os alunos foram orientados pelo professor Licínio, que os acompanhou até Campinas na grande final que ocorreu no dia 12 de dezembro.

Equipe Ciberhistória junto com o professor orientador Licínio

Para os nossos alunos foi uma experiência única, pois tiveram contato com estudantes de 22 estados brasileiros, além de poderem conhecer a Unicamp, uma referência no ensino superior brasileiro. Temos certeza que novos horizontes se abrirão para todos após este evento.

Desembarque em Campinas

Incentivar nossos alunos a participarem de eventos deste porte é um dos diferenciais do Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha".

Não prive seu filho destas oportunidades, matricule seu filho no CEPFS.

A caminho da Unicamp

A Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil contou com cerca de 16.000 mil participantes de todas as regiões do país, sendo que apenas 300 participantes foram classificados para a fase final. Estar incluido neste seleto grupo já é um prêmio que nos orgulha profundamente, pois, demonstra o alto nível do ensino oferecido pelo CEPFS .

No campus da Unicamp, fazendo o credenciamento


Credenciados para a final.



Em sala, prontos para a prova final

Solenidade de encerramento